Auriculoterapia para tratamento da ansiedade em estudantes universitários: revisão sistemática

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lara dos Santos Silva
Cristiane Chaves de Souza
Caroline de Castro Moura
João Vitor de Andrade
Cissa Azevedo
Laís Sousa da Silva
Patrícia de Oliveira Salgado

Resumo

Objetivo: Sintetizar as evidências disponíveis na literatura científica sobre o uso da auriculoterapia no tratamento da ansiedade em estudantes universitários. Métodos: Trata-se de revisão sistemática da literatura, seguindo os principais itens para relatar revisões sistemáticas e meta-análises (PRISMA). A busca foi realizada em 16 bases de dados, utilizando descritores controlados. A busca, seleção e avaliação dos artigos foram realizadas, independentemente, por dois revisores. Para avaliação das publicações, utilizaram-se as diretrizes Standards for Reporting Interventions in Clinical Trials of Acupuncture, Cochrane Collaboration Risk of Bias Tool, e escala de Jadad. Resultados: Cinco artigos compuseram a amostra final do estudo, os quais indicam que a auriculoterapia contribui para tratar a ansiedade de estudantes universitários. Os protocolos de tratamento revelaram divergências nos pontos de aplicação e número mínimo de sessões para alcance do desfecho desejado. Considerações finais: O uso da auriculoterapia deve ser considerado pelas instituições formadoras para promoção da saúde mental nesta população, e pode contribuir para melhora do desempenho acadêmico, redução da evasão e melhora na qualidade de vida dos universitários. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaL. dos S., SouzaC. C. de, MouraC. de C., AndradeJ. V. de, AzevedoC., SilvaL. S. da, & SalgadoP. de O. (2021). Auriculoterapia para tratamento da ansiedade em estudantes universitários: revisão sistemática. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(12), e9507. https://doi.org/10.25248/reas.e9507.2021
Seção
Revisão Bibliográfica