Auriculoterapia para tratamento da ansiedade em estudantes universitários: revisão sistemática
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Sintetizar as evidências disponíveis na literatura científica sobre o uso da auriculoterapia no tratamento da ansiedade em estudantes universitários. Métodos: Trata-se de revisão sistemática da literatura, seguindo os principais itens para relatar revisões sistemáticas e meta-análises (PRISMA). A busca foi realizada em 16 bases de dados, utilizando descritores controlados. A busca, seleção e avaliação dos artigos foram realizadas, independentemente, por dois revisores. Para avaliação das publicações, utilizaram-se as diretrizes Standards for Reporting Interventions in Clinical Trials of Acupuncture, Cochrane Collaboration Risk of Bias Tool, e escala de Jadad. Resultados: Cinco artigos compuseram a amostra final do estudo, os quais indicam que a auriculoterapia contribui para tratar a ansiedade de estudantes universitários. Os protocolos de tratamento revelaram divergências nos pontos de aplicação e número mínimo de sessões para alcance do desfecho desejado. Considerações finais: O uso da auriculoterapia deve ser considerado pelas instituições formadoras para promoção da saúde mental nesta população, e pode contribuir para melhora do desempenho acadêmico, redução da evasão e melhora na qualidade de vida dos universitários.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.