Simulação clínica e sua interface com a metacognição: uma revisão integrativa
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Resumo
Objetivo: Investigar na literatura como a metacognição tem sido explorada pelos estudos nacionais e internacionais em simulação clínica. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura de caráter qualitativo, seguindo a estruturação da norma PRISMA. Definiu-se a combinação mnemônica PCC (P: Population - Produção Científicas; C: Concept - Metacognição; C: Context - Simulação Clínica). Como questão norteadora: Como a metacognição tem sido explorada pelos estudos nacionais e internacionais de simulação clínica? Resultados: Encontrados 143 artigos que após a leitura de títulos, resumos e texto completo obteve-se a amostra final de 19 artigos.A partir desses emergiram as seguintes categorias: a) Processos metacognitivos presentes em simulação clínica, b) Debriefing como instrumento metacognitivo e c) Referências indiretas à metacognição por meio de teorias e processos cognitivos e seus elos com a simulação. Considerações finais: A metacognição é explorada dentro da simulação clínica na apresentação de como se dá a aplicação de conhecimentos, habilidades e experiências metacognitivas nesse campo, propondo teorias e métodos que ajudem o aluno a atingi-la e colocando o momento do debriefing como um potencial instrumento para a ativação da metacognição.
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