Prática de ensino-aprendizagem no estágio de saúde coletiva de um curso de fisioterapia: um relato de experiência

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcela Godinho do Vale Miranda
Renato da Costa Teixeira
Thayse Hage Gomes Machado
John Henry de Oliveira Vale
Marcella Mota Macedo e Machado

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência vivenciada pelo preceptor no desenvolvimento do Estágio de Saúde Coletiva do curso de Fisioterapia de uma faculdade particular no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), localizado em um município no estado do Pará. Relato de experiência: Com embasamento nos estudos e propostas da Fisioterapia no campo da Saúde Coletiva e também na análise do processo de trabalho do NASF, organizou-se um cronograma de atividades para o estágio, considerando ações multiprofissionais e interdisciplinares juntamente com os profissionais que compõe a equipe do Núcleo. O desempenho das atividades nessa Instituição de Ensino Superior (IES) despertou a importância e o interesse em relatar o compromisso de ser preceptora, sendo facilitadora do processo ensino-aprendizagem dos discentes do 7º semestre do curso de fisioterapia de uma faculdade particular. Considerações finais: A execução do estágio de saúde coletiva no NAS, amparado na experiência de integração ensino-serviço procurou estreitar o vínculo entre o ensino e a promoção de cuidados, obtendo como foco central o usuário, e competiu para a formação de futuros fisioterapeutas preparados para atuar no SUS.  

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MirandaM. G. do V., TeixeiraR. da C., MachadoT. H. G., ValeJ. H. de O., & MachadoM. M. M. e. (2022). Prática de ensino-aprendizagem no estágio de saúde coletiva de um curso de fisioterapia: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(1), e9589. https://doi.org/10.25248/reas.e9589.2022
Seção
Artigos Originais