Implementação da monitoria remota em anestesiologia durante a pandemia da COVID-19: interface, contribuições e aprendizado
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Descrever a implementação da monitoria online em módulo de anestesiologia, com uso de tecnologia da informação e comunicação por meio de atividades remotas durante a pandemia de COVID-19. Relato de experiência: Trata-se de estudo descritivo na modalidade relato de experiência com vivências de docentes e discentes de medicina de uma universidade no estado do Rio de Janeiro, após a interrupção das aulas presenciais, e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. A dinâmica metodológica contemplou atividades assíncronas, com postagem de artigos, capítulos de livros, estudo dirigido, aulas gravadas no Google Sala de Aula, vídeos curtos de procedimentos, e síncronas online na semana seguinte com cada tema. Como forma de registrar as percepções e repensar atividades futuras foi aplicado questionário semiestruturado para professores e alunos. As expectativas pedagógicas da disciplina e interação com os alunos foram atendidas plenamente de acordo com cinco professores e parcialmente por quatro, enquanto 78,9% dos alunos tiveram suas expectativas atendidas. Considerações finais: Apesar de nenhum dispositivo tecnológico ser capaz de suprir a necessidade de interação presencial no ensino médico, a monitoria online foi fundamental por atuar como facilitadora, estabelecendo pontes na interface docente–discente.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.