Fatores associados ao desenvolvimento de audição e linguagem em crianças submetidas a implante coclear na região Norte
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Resumo
Objetivo: Investigar os fatores relacionados ao desenvolvimento de audição e linguagem em crianças submetidas a cirurgia de Implante Coclear (IC) em um hospital universitário na região Norte do Brasil. Métodos: Estudo descritivo, transversal e retrospectivo de 48 pacientes submetidos ao IC, de 0 a 84 meses, entre 2010 e 2020. Foram descritos o estrato socioeconômico familiar, escolaridade dos pais, realização do teste da orelhinha, idade de entrada no serviço de IC, idade de implantação, acesso a fonoterapia pós IC e categorias de audição e linguagem alcançadas. Resultados: Pacientes submetidos ao teste da orelhinha (40%) foram atendidos pela primeira vez no serviço de IC com idade menor e realizaram o procedimento em idade mais precoce. Crianças que tiveram acesso à fonoterapia pós IC apresentaram categorias de linguagem e audição superiores. A maior escolaridade dos pais se correlacionou com categorias de linguagem e audição melhores. Observou-se correlação significativa entre a idade de realização do IC, o estrato socioeconômico e a escolaridade dos pais. Conclusão: A identificação precoce da perda auditiva e a implantação no período crítico proporcionam melhores resultados auditivos e de linguagem.
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