Tempo de tela, sintomas depressivos e sono: o ensino superior remoto na Covid-19

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Renata Maria Silva Santos
Isabela Vitória Alves Rodrigues
Arthur Paixão Silva Santos
Athos Paixão Silva-Santos
Níbia Mariana Eleutério

Resumo

Objetivo: Investigar a prevalência de sintomas depressivos e sua correlação com hábitos de sono e exposição excessiva à tempo de tela, em estudantes do ensino superior. Métodos: Trata-se de estudo clínico transversal, conduzido em uma faculdade privada de Belo Horizonte/Minas Gerais. Após aprovação ética, 50 estudantes foram recrutados por meio de plataformas digitais. Foram realizadas avaliações mediante aplicação de questionários padronizados por meio de chamadas telefônicas de vídeo. Os indivíduos foram avaliados quanto aos desfechos de depressão e sono. Foram coletados dados de hábitos de vida e exposição à dispositivos eletrônicos baseados em tela. Resultados: Dentre os resultados obtidos, 100% dos indivíduos relataram exposição excessiva à tempo de tela, 98% apresentavam algum grau de sintomas depressivos e 85,7% distúrbios de sono. Conclusão: Prevalência significativa dos sintomas depressivos na amostra investigada. São necessários estudos mais robustos, que avaliem se os sintomas depressivos e problemas de sono persistem, após o término do isolamento e retorno às atividades acadêmicas presenciais.

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Como Citar
SantosR. M. S., RodriguesI. V. A., SantosA. P. S., Silva-SantosA. P., & EleutérioN. M. (2022). Tempo de tela, sintomas depressivos e sono: o ensino superior remoto na Covid-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(2), e9686. https://doi.org/10.25248/reas.e9686.2022
Seção
Artigos Originais