Efeitos de intervenção educativa nos agentes comunitários de saúde sobre a caderneta de saúde da pessoa idosa de um município do Pará
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Avaliar os efeitos de intervenção educativa nos conhecimentos e práticas dos agentes comunitários de saúde sobre a caderneta de saúde da pessoa idosa de um município do Pará. Métodos: O estudo foi quase-experimental, do tipo antes e depois. O objeto de investigação foram os agentes comunitários que estavam em exercício da função. A coleta de dados ocorreu em três etapas, a primeira em formato online por preenchimento de questionário dividido em dados sociodemográficos, profissionais e sobre a caderneta, a segunda foi a intervenção com construção de diário de campo e após a intervenção com o preenchimento novamente do questionário online. Os dados obtidos foram analisados de forma quantitativa através do software BioStat 5.0 e de forma qualitativa pela análise de conteúdo de Bardin L (2021). O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: A intervenção educativa mostrou-se eficaz na mudança dos conhecimentos e práticas dos agentes, principalmente referente as práticas. Conclusão: A melhora do conhecimento e práticas dos agentes revela a importância da educação permanente no processo de trabalho de toda equipe. O estudo apresentou limitações principais a escassez de literaturas referentes a caderneta.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.