Efeitos de intervenção educativa nos agentes comunitários de saúde sobre a caderneta de saúde da pessoa idosa de um município do Pará

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Jessyca Alves das Neves Costa
Angélica Homobono Nobre
Jorgeane Pedrosa Pantoja

Resumo

Objetivo: Avaliar os efeitos de intervenção educativa nos conhecimentos e práticas dos agentes comunitários de saúde sobre a caderneta de saúde da pessoa idosa de um município do Pará. Métodos: O estudo foi quase-experimental, do tipo antes e depois. O objeto de investigação foram os agentes comunitários que estavam em exercício da função. A coleta de dados ocorreu em três etapas, a primeira em formato online por preenchimento de questionário dividido em dados sociodemográficos, profissionais e sobre a caderneta, a segunda foi a intervenção com construção de diário de campo e após a intervenção com o preenchimento novamente do questionário online. Os dados obtidos foram analisados de forma quantitativa através do software BioStat 5.0 e de forma qualitativa pela análise de conteúdo de Bardin L (2021). O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: A intervenção educativa mostrou-se eficaz na mudança dos conhecimentos e práticas dos agentes, principalmente referente as práticas. Conclusão: A melhora do conhecimento e práticas dos agentes revela a importância da educação permanente no processo de trabalho de toda equipe. O estudo apresentou limitações principais a escassez de literaturas referentes a caderneta.

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Como Citar
CostaJ. A. das N., NobreA. H., & PantojaJ. P. (2022). Efeitos de intervenção educativa nos agentes comunitários de saúde sobre a caderneta de saúde da pessoa idosa de um município do Pará. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(2), e9688. https://doi.org/10.25248/reas.e9688.2022
Seção
Artigos Originais