O uso da simulação no treinamento da gestão em saúde

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Gabriela Furst Vaccarezza
Dario Cecilio-Fernandes
Carolina Felipe Brandão

Resumo

Objetivo: Descrever a inserção curricular e analisar a satisfação dos discentes em medicina sobre o ensino de gestão baseado em simulação, em particular no manejo de maus tratos a criança. O ensino de gestão, geralmente ocorre de forma teórica, e no ambiente real muitas vezes não é possível ou homogêneo abordar os todos os casos necessários. Métodos: Estudo exploratório de abordagem quantitativa em questionário aplicado a 57 discentes do oitavo semestre de medicina. Os dados foram analisados com estatísticas descritivas e o estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Todos os discentes consideraram estas simulações fundamentais para a formação e a sugerem como temática obrigatória no curso. A percepção sobre o foco da atividade teve grande variabilidade, tanto no foco percebido como no desejado pelos estudantes, uma vez que a assistência técnica é supervalorizada, mesmo em cenários onde a condução assistencial e administrativa possa significar o bem-estar do paciente. Conclusão: Não há relatos publicados sobre implementação de simulação na área de gestão na graduação, logo o estudo evidencia sua importância para que possa ser vivenciado e compartilhado emoções e condutas em ambiente controlado para atuação médica de qualidade.

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Como Citar
VaccarezzaG. F., Cecilio-FernandesD., & BrandãoC. F. (2022). O uso da simulação no treinamento da gestão em saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(2), e9745. https://doi.org/10.25248/reas.e9745.2022
Seção
Artigos Originais