O uso da simulação no treinamento da gestão em saúde
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Descrever a inserção curricular e analisar a satisfação dos discentes em medicina sobre o ensino de gestão baseado em simulação, em particular no manejo de maus tratos a criança. O ensino de gestão, geralmente ocorre de forma teórica, e no ambiente real muitas vezes não é possível ou homogêneo abordar os todos os casos necessários. Métodos: Estudo exploratório de abordagem quantitativa em questionário aplicado a 57 discentes do oitavo semestre de medicina. Os dados foram analisados com estatísticas descritivas e o estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Todos os discentes consideraram estas simulações fundamentais para a formação e a sugerem como temática obrigatória no curso. A percepção sobre o foco da atividade teve grande variabilidade, tanto no foco percebido como no desejado pelos estudantes, uma vez que a assistência técnica é supervalorizada, mesmo em cenários onde a condução assistencial e administrativa possa significar o bem-estar do paciente. Conclusão: Não há relatos publicados sobre implementação de simulação na área de gestão na graduação, logo o estudo evidencia sua importância para que possa ser vivenciado e compartilhado emoções e condutas em ambiente controlado para atuação médica de qualidade.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.