Metodologias ativas no ensino da bioética: uma avaliação feita por estudantes de medicina
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Verificar a avaliação que os estudantes do curso de Medicina fazem das atividades com metodologias ativas desenvolvidas na disciplina de bioética. Métodos: Os participantes da pesquisa foram estudantes do 3º ao 6º ano de graduação em medicina de uma universidade pública de um estado do nordeste do Brasil. Eles tiveram que responder um questionário online que avaliou as atividades com metodologias ativas utilizadas na disciplina. Foi um estudo descritivo, exploratório, prospectivo, com abordagem quantitativa. Resultados: No total 127 estudantes responderam ao questionário, destes 51,2% eram do sexo masculino, a média de idade foi 25 anos e predominaram alunos do 5º ano. A atividade Spikes foi a que os alunos mais gostaram de participar, de assistir e sentiram mais prazer na realização, embora tenha sido considerada a que exigiu mais esforço e a de maior dificuldade na execução. A atividade "caso de bioética clínica" foi a que mais gerou reflexões éticas e desenvolvimento ético, segundo os participantes, enquanto o seminário foi a que gerou maior conhecimento. Conclusão: As metodologias ativas como estratégia de aprendizado proporcionaram maior participação dos alunos, além de prover mais conhecimentos acerca da bioética e suscitar reflexões éticas durante o processo.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.