A despersonalização do estudante de medicina: faces da Síndrome de Burnout
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Resumo
Objetivo: Verificar a prevalência de Síndrome de Burnout (SB) entre os universitários do Sexto período do curso de Medicina de uma universidade particular do Estado do Rio de Janeiro e avaliar a presença da dimensão despersonificação com fatores sociodemográficos individuais e características do curso de Medicina. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, quantitativo analítico e transversal através da aplicação do questionário Maslach Burnout Inventory – Student Surveya 440 estudantes de medicina de uma universidade no interior do Rio de Janeiro, dos quais destacou-se o sexto período, 86 estudantes devido à maior prevalência da despersonificação. Resultados: Através da análise dos questionários notou-se que o acadêmico do sexto período encontra-se emocionalmente esgotado, com sentimentos de descrença com relação a sua futura profissão, despersonificação, porém mostram-se ainda com um sentimento de competência em relação aos seus estudos pelo menos algumas vezes ao mês. Conclusão: A despersonificação foi encontrada em 12,79% dos entrevistados o que poderia ocasionar um prejuízo na relação médico-paciente que ainda está em desenvolvimento durante a graduação por proporcionar distanciamento interpessoal. É necessário, por isso, o desenvolvimento de ações em grupo e individuais para prevenção, diagnóstico e tratamento da Síndrome de Burnout.
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