Ações de saúde desenvolvidas em escolas de educação infantil sob a perspectiva dos professores
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Mapear as ações de saúde desenvolvidas nas Escolas de Educação Infantil (EEI) e identificar o papel do enfermeiro sob a perspectiva dos professores. Métodos: Estudo quantitativo do tipo observacional e descritivo, com aplicação de questionário online para professores de educação infantil que atuam em um município do estado de São Paulo, seguindo o método bola de neve. Resultados: A amostra foi constituída por 39 participantes, onde 92,3% eram do gênero feminino e 82,1% não possuíam treinamento em saúde. As ações de saúde mais frequentes foram a promoção da alimentação saudável (84,6%) e o monitoramento do estado vacinal (82,1%); ações de prevenções tais como de acidentes e de doenças transmissíveis foram poucas desenvolvidas e corresponderam 35,9% e 33,3% respectivamente. Somente 5,1% professores relataram a presença do enfermeiro no quadro de profissionais de saúde das EEI, porém 94,5% expressaram a importância deste profissional nas escolas Conclusão: A análise dos dados evidenciou que são diversas ações de saúde desenvolvidas nas EEI, no entanto, não estão totalmente implementadas, revelando que os profissionais de saúde precisam atuar no ambiente escolar. Do ponto de vista dos professores, a presença do enfermeiro na EEI desempenha um papel fundamental.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.