Ações de saúde desenvolvidas em escolas de educação infantil sob a perspectiva dos professores

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Daniela Gomes de Freitas Lisboa
Josiane Piccolo
Helena de Rezende

Resumo

Objetivo: Mapear as ações de saúde desenvolvidas nas Escolas de Educação Infantil (EEI) e identificar o papel do enfermeiro sob a perspectiva dos professores. Métodos: Estudo quantitativo do tipo observacional e descritivo, com aplicação de questionário online para professores de educação infantil que atuam em um município do estado de São Paulo, seguindo o método bola de neve. Resultados: A amostra foi constituída por 39 participantes, onde 92,3% eram do gênero feminino e 82,1% não possuíam treinamento em saúde. As ações de saúde mais frequentes foram a promoção da alimentação saudável (84,6%) e o monitoramento do estado vacinal (82,1%); ações de prevenções tais como de acidentes e de doenças transmissíveis foram poucas desenvolvidas e corresponderam 35,9% e 33,3% respectivamente. Somente 5,1% professores relataram a presença do enfermeiro no quadro de profissionais de saúde das EEI, porém 94,5% expressaram a importância deste profissional nas escolas Conclusão: A análise dos dados evidenciou que são diversas ações de saúde desenvolvidas nas EEI, no entanto, não estão totalmente implementadas, revelando que os profissionais de saúde precisam atuar no ambiente escolar. Do ponto de vista dos professores, a presença do enfermeiro na EEI desempenha um papel fundamental.

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Como Citar
LisboaD. G. de F., PiccoloJ., & RezendeH. de. (2022). Ações de saúde desenvolvidas em escolas de educação infantil sob a perspectiva dos professores. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(3), e9945. https://doi.org/10.25248/reas.e9945.2022
Seção
Artigos Originais