O conhecimento dos professores do ensino fundamental em primeiros socorros
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Identificar o conhecimento dos professores de ensino fundamental sobre primeiros socorros, como também, identificar o tipo de acidente mais frequente no ambiente escolar. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, realizada após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade UnirG sob parecer n° 4.566.838. A amostra consistiu de 27 professores do ensino fundamental de duas escolas públicas do Sul do Tocantins. Os dados foram obtidos por meio de um questionário online disponibilizado via e-mail no período de março de 2021. Os resultados foram analisados através de cálculos de frequências absolutas e relativas e demonstrados por meio de tabelas. Resultados: O estudo mostrou que a maioria dos professores de ambas as escolas ainda não possuem conhecimento suficiente sobre primeiros socorros e o tipo de acidente mais ocorrido na escola. Conclusão: Portanto, percebe-se que, os professores que atuam nas duas escolas pesquisadas, não conhecem as técnicas mais básicas de primeiros socorros para aplicar em situação de emergência em acidentes escolares. A queda foi identificada como o tipo de acidente mais recorrente em ambas escolas. Sendo assim, percebe-se a importância de realizar estudos de capacitação e treinamentos para os profissionais da educação, com auxílio dos profissionais da saúde, os enfermeiros, que desempenham um papel importante para o salvamento de vidas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BECKER KE, et al. Primeiros Socorros nas Escolas: Opção ou Necessidade? Universidade Luterana do Brasil, Cachoeira do Sul, 2017.
3. BRASIL. Projeto de Lei N.º 2.709, de 2015. Torna obrigatória a existência de enfermaria e a permanência de técnico de enfermagem em estabelecimentos de ensino que atendam a quinhentos ou mais alunos. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=05E4BA94233061CEB0227B947703F117.proposicoesWebExterno2?codteor=1380886&filename=Avulso+-PL+2709/2015#:~:text=Torna%20obrigat%C3%B3ria%20a%20exist%C3%AAncia%20de,)%20PL%2D7315%2F2014 Acessado em: 30 de novembro de 2021.
4. BRASIL. Lei nº 13.722, de 04 de outubro de 2018. Dispõe sobre a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino de recreação infantil, 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13722.htm Acessado em: 30 de novembro de 2021.
5. BRASIL Decreto N° 6.286, de 05 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola – PSE, e dá outras providências 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm Acessado em: 05 de abril de 2022.
6. BRITO JG, et al. Avaliação de treinamento sobre primeiros socorros para equipe técnica de escolas de ensino especializado. Cogitare enfermagem, 2019; 24.
7. BRITO JG, et al. Efeito de capacitação sobre primeiros socorros em acidentes para equipes de escolas de ensino especializado. Revista Brasileira de Enfermagem, 2020; 73(2).
8. CABRAL EV, OLIVEIRA MDFA. Primeiros socorros na escola: conhecimento dos professores. Revista Práxis, 2019; 11(22).
9. DANTAS RAN, et al. Abordagem dos primeiros socorros na escola: crianças, adolescentes e professores aprendendo a salvar vidas. Enfermagem Brasil, 2018; 17(3): 259-265.
10. FERREIRA MGN, et al. O leigo em primeiros socorros: Uma revisão integrativa. Revista de ciências da saúde nova esperança, 2017; 15(3): 12-20.
11. GALINDO NETO NM, et al. Vivências de professores acerca dos primeiros na escola. Revista Brasileira de Enfermagem, 2018; 71(4): 1678-84.
12. GRIMALDI MRM, et al. A escola como espaço para aprendizado sobre primeiros socorros. Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, 2020; 10(20).
13. LEITE HSN, et al. Primeiros socorros na escola: Conhecimento da equipe que compõe a gestão educacional. Periódico Científico do Núcleo de Biociências, 2018; 1(1): 290-312.
14. MAGALHÃES ARL. O papel do Enfermeiro especialista na prevenção de acidentes escolares. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Évora, Évora, 2018, 128p.
15. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Núcleo de Biossegurança (NUBio). Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro - RJ: Brasil, 2003. Disponível em:.http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/biosseguranca/manualdeprimeirossocorros.pdf Acessado em: 30 de novembro de 2021.
16. NETO NMG, et al. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem, 2017; 30(1).
17. SALES JS, et al. Formação de professores e nível de conhecimento de professores de educação física escolar sobre os primeiros socorros na cidade do Natal/RN. Revista Humano Ser, 2016; 1(1): 49-63.
18. SILVA LGS, et al. Primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar: intervenção em unidades de ensino. Enfermagem em Foco, 2017; 8(3).
19. SANTOS NS, et al. Percepção de alunos do ensino médio sobre primeiros socorros. Research, Society and Development, 2021; 10(7).
20. VERÇOSA RCM, et al. Conhecimento dos Professores que Atuam no Âmbito Escolar Acerca dos Primeiros Socorros. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 2021; 22(1): 78-64.