O conhecimento dos professores do ensino fundamental em primeiros socorros

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Matheus Henrique da Silva Nogueira
Pedro Felipe Lopes do Nascimento
Larissa Alves Silva
Denise Soares de Alcântara
Janete Carvalho da Rocha
Naiana Mota Buges
Julliana Dias Pinheiro
Nicoly Aguiar
Mirelly da Silva Ribeiro
Shirleny Miranda Silva Cirqueira

Resumo

Objetivo: Identificar o conhecimento dos professores de ensino fundamental sobre primeiros socorros, como também, identificar o tipo de acidente mais frequente no ambiente escolar. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, realizada após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade UnirG sob parecer n° 4.566.838. A amostra consistiu de 27 professores do ensino fundamental de duas escolas públicas do Sul do Tocantins. Os dados foram obtidos por meio de um questionário online disponibilizado via e-mail no período de março de 2021. Os resultados foram analisados através de cálculos de frequências absolutas e relativas e demonstrados por meio de tabelas. Resultados: O estudo mostrou que a maioria dos professores de ambas as escolas ainda não possuem conhecimento suficiente sobre primeiros socorros e o tipo de acidente mais ocorrido na escola. Conclusão: Portanto, percebe-se que, os professores que atuam nas duas escolas pesquisadas, não conhecem as técnicas mais básicas de primeiros socorros para aplicar em situação de emergência em acidentes escolares. A queda foi identificada como o tipo de acidente mais recorrente em ambas escolas. Sendo assim, percebe-se a importância de realizar estudos de capacitação e treinamentos para os profissionais da educação, com auxílio dos profissionais da saúde, os enfermeiros, que desempenham um papel importante para o salvamento de vidas.

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Como Citar
NogueiraM. H. da S., NascimentoP. F. L. do, SilvaL. A., AlcântaraD. S. de, RochaJ. C. da, BugesN. M., PinheiroJ. D., AguiarN., RibeiroM. da S., & CirqueiraS. M. S. (2022). O conhecimento dos professores do ensino fundamental em primeiros socorros. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(7), e9958. https://doi.org/10.25248/reas.e9958.2022
Seção
Artigos Originais

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