Conhecimento sobre HIV/AIDS entre estudantes do curso de biomedicina
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Resumo
Objetivo: Avaliar o conhecimento sobre a transmissibilidade, diagnóstico laboratorial e prevenção do HIV/aids, atitudes estigmatizantes de estudantes de um curso de biomedicina. Métodos: Estudo transversal analítico com estudantes. Foram aplicados os questionários: HIV- Knowledge Questionnaire (HIV-K-Q) e um semiestruturado para avaliar atitudes estigmatizantes e discriminatória frente às Pessoas Vivendo com HIV/aids (PVHA). Realizou-se análise descritiva dos dados. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos. Resultados: Amostra de 104 indivíduos, sendo maioria (73,1%) do sexo feminino. Na autoavaliação do conhecimento sobre a temática, 53,5% classificaram como suficiente, obtendo-se maiores percentuais de acerto em itens relacionados ao diagnóstico laboratorial e métodos de prevenção, e menor para atitudes éticas e transmissão do agravo. Sobre as atitudes estigmatizantes >90% dos estudantes estariam dispostos a trabalhar com PVHA, porém, foi aferida que uma minoria apresentava estigmas e preconceitos. Conclusão: O conhecimento dos estudantes sobre o HIV/aids foi satisfatório e não houve detecção de elevada proporção de atitudes estigmatizantes.
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